quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Motivos para visitar Lima

Larcomar, Lima, Peru
Toda vez que publico mais um post sobre Lima alguém inevitavelmente me pergunta por que eu sempre volto à cidade. Sim, sou suspeita, já estive 7 vezes em Lima em 6 anos e planejo voltar outras tantas. Não existe um motivo exato, mas fiz uma lista com as primeiras coisas que me passaram pela cabeça:

1. Lima é uma cidade segura
Quando eu digo que é uma cidade segura não quero dizer que você pode ir para qualquer lugar, a qualquer hora, sozinho. Quero dizer que, comparada ao Rio e outras grandes cidades, Lima é uma cidade mais segura. Pelo menos nas regiões onde os turistas costumam frequentar. Já falei sobre segurança em viagens aqui

2. Lima tem ótimos restaurantes
Não, você não precisa ir a um restaurante estrelado para fazer uma boa refeição em Lima. Há lugares simples e com comida saborosa, inclusive no centro histórico. E é bom lembrar que o Gastón Acurio tem outros restaurantes na cidade além do Astrid&Gastón como, por exemplo, o lindo e saboroso Madam Tusan.
Madam Tusan, Lima, San Isidro, Peru
3. Lima tem hospedagem para todos os bolsos
Sete vezes na cidade, 10 hotéis diferentes e todos avaliados aqui. Confesso que não fiquei nos extremos. Na minha lista você não vai encontrar nem o Hilton nem o hostal que só tem quarto compartilhado, mas vai encontrar hostal com banheiro privativo e bons hotéis 3 estrelas.

4. Lima tem o Mistura
O Mistura é um festival gastronômico d-i-v-i-n-o que acontece em setembro. Estive lá em 2013, perdi todas as fotos, e não escrevi sobre a minha visita. O Cup of Things tem vários posts sobre o evento, mas destacaria esse. Leia e depois me diga se não deu vontade de ir.

5. Lima tem ótimos museus
Ah, sorry, você não gosta de museu? Vou citar só um que vale a viagem, Museu Larco
Museo Larco, Lima, Perú
6. Lima tem um show folclórico que não é só para turista
No geral, não sou fã de show folclóricos, mas fui no Brisas del Titicaca e achei legal. 
Asociación Cultural Brisas del Titicaca, Lima, Perú
7. Lima tem parques lindos
Parque do Amor, Parque Kennedy, El Olivar, Parque das Águas! Há parques por toda a cidade.
Parque El Olivar, San Isidro, Lima, peru
8. Lima tem um centro histórico bem preservado
Fazer um tour noturno pela centro histórico é garantia de lindas fotos. Se tiver tempo, vá de dia também!
9. Lima tem Peccanroll Helena
Fui apresentada a essa delícia pela querida Sylvia L. O pecccanroll é um bombom de toffee com nozes e cobertura de chocolate amargo. Vicia!!!! Em julho, quando descobri que a loja da Helena no Larcomar havia fechado, não sosseguei até conseguir ir na loja deles no Jockey Plaza!
Chocolates Helena, Lima, Peru
10. Lima tem artesanato de boa qualidade
É fácil encontrar nos mercados de artesanato de Lima peças de boa qualidade e por um preço justo. Quer algo diferente? Que tal uma peças em madeira

Tenho certeza que dá para fazer uma lista com dez motivos para nunca colocar os pés em Lima. Não estou tentando convencer ninguém, fiquem à vontade para discordar. 
Todos os posts das minhas viagens ao Peru estão organizados aqui.
Fotos by Lu Malheiros

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Grande Teatro Nacional do Peru, um teatro que vale a visita

Grand Teatro Nacional del Perú, Lima

Inaugurado em julho de 2012, o Grand Teatro Nacional del Perú, em Lima, não é grande só no nome, é um excelente espaço e um dos três melhores teatros em tratamento acústico do mundo. 
A primeira vez que estive no teatro foi para assistir a um concerto em 2013. Na época, não tinha lido nada sobre o teatro, e, mesmo sem ser especialista, deu para perceber que a acústica dele é ótima. 
Grand Teatro Nacional del Perú, Lima
Em julho desse ano, consegui uma vaga para uma visita guiada. As datas das visitas são publicas no site do teatro e não há data fixa para acontecerem. É preciso fazer reserva e eles confirmam o seu lugar, por email, 24h antes. A visita é gratuita e ninguém deixa gorjeta no final. Eles agendam visita em inglês para grupo maiores, porém é preciso entrar em contato por email para saber a disponibilidade.
Grand Teatro Nacional del Perú, Lima
A visita começou no foyer com a história da construção do teatro, depois subimos para o último andar para ter uma visão geral da sala. A arquitetura do teatro ficou a cargo de Alfonso de la Piedra e em sua construção foram utilizados elementos importantes para os antigos peruanos. O cobre recobre grande parte da estrutura do teatro e a pedra está presente na entrada principal. 
Grand Teatro Nacional del Perú, Lima
Os tapetes remetem a cultura pré-hispânica da costa. 
No terceiro piso há câmeras acústicas nas paredes que controlam a reverberação pretendida e cortinas que podem ser ajustadas para abafar o som.
Grand Teatro Nacional del Perú, Lima
O teatro conta com dezesseis lugares para cadeirantes localizados na platéia e no primeiro piso. Eles também possuem cadeiras de rodas para facilitar a locomoção de pessoas idosas.
O teatro abriga, ainda, salas de ensaio para o coro, a orquestra e o balé nacional que estão devidamente preparadas para  essa finalidade. 

A visita dura cerca de uma hora e faz parte de um programa para formação de público mais amplo que já conta, por exemplo, com a visita de escolares. Mais detalhes aqui.
Se conhecer o shopping Jockey Plaza estiver nos seu planos, você pode almoçar lá. Pegue táxi no outro lado da Av. Aviação, ele não deve te pedir mais de 8 soles do teatro até o shopping. 

Grande Teatro Nacional do Peru, Lima

Gostei muito de ter feito a visita guiada, mas o melhor mesmo, na minha opinião, é assistir a um espetáculo. Os ingressos ficam a venda no site do Teleticket ou nos estandes localizados nos supermercados Wong ou Metro. O único cuidado que se  deve ter, no caso de espetáculos que começam entre 17h e 20h, é com o tempo gasto no deslocamento. A região tem um trânsito caótico, cuidado para não perder a hora. Quanto à segurança na hora da saida, não se preocupe, o que não falta são táxis e há vários  seguranças do teatro por perto.
Como chegar: pegue um táxi. Há uma estação do Metro ao lado do teatro, mas ela não costuma ser útil para os turistas pois passa fora da zona hoteleira de Miraflres, San Isidro e Barranco. Não confundir o Metro com o Metropolitano
Endereço: Avenida Javier Prado Este esquina com Avenida Aviación
San Borja, Lima
Dia das visitas guiadas: Não há dia fixo é preciso acompanhar a divulgação no site.
Horário das visitas: normalmente às 10h ou 12h
Localização

Todos os posts das minhas viagens ao peru estão organizados aqui.
Fotos by Lu Malheiros