Um ex-aluno meu me mandou uma mensagem perguntando se era verdade que Machu Picchu estaria fechado em abril de 2016! Ele não me disse onde havia lido isso. Por acaso, logo depois, entrei no facebook e vi um post do Sundaycooks falando a respeito. Lá eles explicavam que somente a visita as montanhas e que estariam fechadas.
Como ainda havia dúvida sobre a visita às ruínas de Machu Picchu, liguei para o call center da Dirección Desconcentrada de Cultura de Cusco (DRC-Cusco) e falei com a Srta Lilia que me garantiu que as visitas às ruínas continuarão a acontecer normalmente, Há uma nota da DRC-Cusco a esse respeito aqui. A DRC-Cusco é o órgão responsável pela administração de vários sítios arqueológicos, Machu Picchu dentre eles.
Somente serão suspensos os acessos as montanhas nos períodos:
Montanha de Huayna Picchu - 01 a 15 de abril de 2016
Montanha de Machu Picchu- 16 a 30 de abril de 2016
Enfim, repetindo, às visitas ao parque arqueológico de Machu Picchu não serão interrompidas!
Todos os posts das minhas viagens ao Peru estão organizados aqui.
Foto de Lu Malheiros
Olá, adorei os teus comentários. Estou pretendendo ir sozinha ao Peru em janeiro. Vc recomenda?
ResponderExcluirNão existe nenhum problema em ir sozinha para o país. Tome as mesmas precauções que você tomaria ao andar em uma grande cidade brasileira. Boa viagem!
ExcluirOlá, minha filha de 21 anos também vai sozinha. quais são os lugares mais perigosos lá.E onde é mais seguro se hospedar?
ResponderExcluirMaria Gorete,
ExcluirEla deve tomar os mesmos cuidados que tomaria se fosse viajar pelo Brasil. Os bairros turísticos de Lima (Miraflores, San Isidro e Barranco) e o Centro Histórico de Cuzco são, normalmente, seguros. Para saber mais sobre um hotel ou albergue/hostel procure avaliações em sites específicos como o tripadvisor, booking e, no caso de albergues veja o hostel world.
Olá Lu,
ResponderExcluirTudo bem?
Pretendo visitar Cuzco e Machu Picchu agora em setembro. Sou asmática e após ler algumas reportagens sobre o assunto, confesso a você que estou com receio de fazer essa viagem. O que vc diz a respeito?
Obrigado,
Tiago
Tiago,
ExcluirEu tenho asma, controlada facilmente com uso de "bombinha", e não sofri muito lá. Entretanto, cada caso é um caso. Converse com seu pneumologista, ok? Ah! Eu não fiz o caminho inca! Abraço