sábado, 22 de junho de 2013

Hospedagem em Lima: 3B Barranco's Boutique B+B

Atenção: ele foi rebatizado de 3B Barranco's - Chic and Basic - B&B
O 3B  Barranco Boutique B+B é um ótimo bed and breakfast localizado em Barranco. Não é à toa que ele tem uma excelente avaliação nas revisões do Booking.
Fiquei em um quarto com duas camas de solteiro. O hotel tem quartos no térreo e no primeiro andar. Peça, já na reserva, para ficar no 1o andar. No térreo é servido o café da manhã e os quartos recebem mais barulho, especialmente os de número 103 e 104.
Os quartos são de bom tamanho, simples, mas funcionais. Todos tem TV tela plana com canais a cabo.
Momento implicante: não gosto de decalques de parede e custei a me acostumar com esse Chaplin aí.
Nenhum quarto possui ar condicionado e eles oferecem um ventilador de chão por habitação. Lima não costuma ser uma cidade quente, mas se você é calorento, não recomendo ficar aqui no verão. Eu me hospedei em fevereiro/2013 e a falta do ar condicionado não chegou a me incomodar.
Esse foi um dos poucos hotéis em que já me hospedei em Lima e que tinha black out (de verdade) no quarto.
Para os alérgicos: não há carpete nos quartos nem em outro lugar do hotel. Também não senti cheiro de mofo.
Eles aceitam crianças, mas não possuem berços.
O hotel é novo e tudo está em excelente estado, incluindo o banheiro. 
A ducha de água quente é maravilhosa!
A área comum tem uma decoração alegre
 Esse é um bom espaço para receber amigos ou ficar de papo com outros hóspedes.

Você pode se servir de chá ou café a qualquer hora.
O café da manhã, como na maioria dos hotéis de Lima, é bem simples: torrada, manteiga, geléia, suco e café ou chá. Ovos mexidos são cobrados a parte
Correção: a Srta Elizabeth Villanueva Oré, gerente do 3B, deixou um simpático comentário em português, me alertando que errei quando falei sobre o café da manhã. Escrevi pedindo mais esclarecimentos e agradeço e repasso o que ela me respondeu:
"O café da manhã  é composto de suco de laranja, café/chá/chocolate ou leite, torradas ou pão com manteiga e geleia e mais uma das seguintes alternativas:
Opção 1 - Ovos preparados a pedido (frito, mexido ou omelete) com champigon, tomate, presunto ou queijo 
Opção 2 - Sanduíche de queijo e presunto (com ou sem tomate e alface)
Opção 3 - Sanduíche vegetariano, com azeitonas ou abacate (com ou sem tomate e alface)
Opção 4 - Cereal com iogurte e
Opção 5 - Salada de frutas com iogurte ou mel"
(Desculpem-me pela confusão, pessoal!)
Se você é daqueles que precisa de um desjejum ainda mais completo, minha sugestão é que se abasteça no supermercado ou dê um pulinho no Sofá Café, ambos próximos do hotel.
O "jardim interno" é disputado por alguns hóspedes durante o café. Coisa de europeu, acho.
Há WiFi grátis em todo o hotel e dois computadores, ao lado da recepção, para uso dos hóspedes.
Eles ainda te dão um ótimo mapa com as principais atrações, não só de Barranco, mas de Lima. Se você quiser usar o Metropolitano, sistema de ônibus expresso da cidade, eles te emprestam um cartão que deve se carregado na própria estação. Há uma estação pertinho do hotel.
Antes de efetuar o pagamento, pergunte qual seria o valor em soles e em dólares. Quando fui, valia mais a pena pagar em soles.
Essa foi a primeira vez que me hospedei em Barranco. Gostei da experiência e repetiria, mas, para quem está indo pela primeira vez a cidade, acho mais cômodo se hospedar em Miraflores. 
Hotel: 3B Barranco's Boutique B+B
Jr Centenario, 130
Reserva: 2 semanas antes via Booking
Preço: US$ 63 (single), US$ 74 (duplo) com taxas
Adorei: o astral do lugar é ótimo e o staff excelente!
O que poderia ser melhor: acho que o ventilador de chão destoa da proposta do lugar, mas pode ser implicância minha.
Localização:

Exibir mapa ampliado

Esse não é um post patrocinado e reflete a minha opinião quando me hospedei no hostal/hotel. Não deixe de ler mais opiniões no tripadvisor e em sites de reservas de hotéis. Os serviços prestados podem variar com o tempo seja, por exemplo, por uma obra ao lado ou pela mudança na administração do local.
Fotos by Lu Malheiros

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Santiago: quando participar do protesto faz parte da turistagem

Essa senhora emocionou a todos e foi muito aplaudida
Às vezes, a gente não vai até o protesto, encontra com ele nas férias. Aconteceu comigo em abril, quando passava uns dias em Santiago do Chile. Já tinha visto reportagens sobre os protestos dos estudantes contra os preços dos cursos universitários, pois não há ensino superior gratuito no Chile. Pelo menos, foi isso o que me contaram!
A manifestação começou de manhã, interditando a principal avenida da cidade, a Alameda (Av. Bernardo O'Higgins), pertinho de onde estava hospedada.
Tirei algumas fotos enquanto o pessoal ainda estava se concentrando



O clima era de tranquilidade, apesar da presença da polícia

Não acompanhei toda a passeata e no tempo em que fiquei lá não presenciei nenhum ato de vandalismo por parte dos manifestantes. Algumas pessoas, vendo que eu era estrangeira, tiveram a gentileza de me alertar para o fato de que a polícia poderia usar gás lacrimogênio. À noite, fiquei sabendo pelo telejornal que o gás foi usado em um pequeno grupo de vândalos que tentou promover um quebra-quebra no centro. No geral, a manifestação foi tranquila e ninguém foi preso por levar vinagre :-)
P.S.: Avaliar a situação política do país pode não ser fácil e eu evitaria viajar para lugares em que os protestos estivessem muito violentos. Entretanto, como diz o Riq, na CNN é sempre pior!
Mesmo que as manifestações sejam pacíficas, não acho que o turista deva participar de todas e em algumas ele até pode não ser bem-vindo. Por outro lado, não vale ficar reclamando dos protestos. Em Santiago, ouvi turistas se queixarem de que a manifestação iria atrapalhar um passeio. Nesses casos, o melhor é se adaptar, mudar o roteiro e deixar o povo protestar sossegado!
Fotos by Lu Malheiros