sábado, 31 de agosto de 2013
Mais sobre o Peru - dicas gerais e de Arequipa
Sim, estou de novo no Peru em uma viagem que é uma adaptação da que ia fazer em abril e que foi cancelada. Fiquei tão chateada em não poder usar as dicas que me deram no Viaje na Viagem que precisava, ao menos, ver o Titicaca. Pena que não foi dessa vez que deu para incluir a Bolívia na equação. Já revi Arequipa, estou em Puno e depois vou para Cuzco e Lima.
Não costumo blogar e viajar ao mesmo tempo, entretanto o soroche atacou e, seguindo os meus próprios conselhos, voltei mais cedo para o hotel.
Por enquanto, fiquem com essas dicas:
1) Achei o trânsito de Arequipa ainda pior do que o de Lima. No táxi, use o cinto de segurança. O sinal de trânsito é só uma sugestão, não confie e atravesse a rua com atenção.
2) Melhor câmbio até agora: 1 US$ = 2,82 nuevos soles. O câmbio em Arequipa está melhor que o de Puno (dica da Mary Cheng e da mãe dela, simpáticas brasileiras que encontrei em Arequipa! Obrigada.)
3) A bebida mais gelada que você vai tomar aqui é um pisco sour.(Não consigo me acostumar com a temperatura das bebidas aqui!).
4) Em 2011 eu não vi, mas tem um Tanta colado ao Chi cha de Arequipa. Fui muito bem atendida lá.
5) Dia 30 de agosto é dia de Santa Rosa de Lima e feriado no país. Claro que eu esqueci! Não comprometeu a viagem - muita coisa abriu - mas houve uma festa pela manhã na Plaza de Armas e eu não vi, pois marquei um tour para o mesmo horário. E, sim, o tour estava lotado.
6) A previsão do tempo era de frio (máxima de 12C) para todas as cidades, exceto Lima. Fiz bobagem e trouxe mais blusas de manga comprida do que curta. Bobagem. De dia, no sol, faz um calor danado. Só esfria mesmo à noite e de manhã cedo. Nada que um bom casaco não dê jeito.
Você vai precisar de filtro solar e boné.
7) Tudo quanto é restaurante tem WiFi grátis, até os mais simples. Já devia ser assim antes, mas só entrei para o mundo dos smartphones recentemente.
8) A Patrícia doTuromaquia já falou da experiência dela em viajar com a Cruz del Sur aqui. Fiz o mesmo trajeto que ela (Arequipa-Puno) só que na parte Vip do ônibus. O serviço todo é excelente, mas tem um detalhe muito louco: cada poltrona tem a sua tela individual e cada um escolhe qual filme quer ver, entretanto, eles mantiveram, também, as telas "comunitárias" no teto do ônibus! Elas ficam ligadas o tempo todo e com o som lá em cima. Juro que se assistir a mais algum filme de ação do tipo "o mundo vai acabar" eu surto!
9) Descobri tarde demais que o Convento de Santa Catalina tem visitas noturnas às terças e quintas de 17h às 20h. E não foi por falta de aviso!
10) Muitas vezes é vantajoso pagar um tour ou o hotel com dólares. Se você não tiver dinheiro trocado, peça o troco em dólares e certifique-se de que as notas estão em ótimo estado. Trocar dólares com um pequeno rasgo ou um minúsculo carimbo continua sendo um problemão (nessa eu não cai).
11) E por último, mas não menos importante a boa surpresa da viagem até agora foi o hotel Tierra Viva Arequipa.
Se der, volto com mais dicas fresquinhas.
Foto by Lu Malheiros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Lu, em relação à visita ao Convento, você acha que compensa fazer ambas visitas (de dia e de noite), só a da noite, ou aproveitar um final de dia (pegando tarde e noite)? Isso para quem nunca foi? Thanks, Helouise
ResponderExcluirHelouise,
ExcluirNão fiz a visita noturna, mas acho que ela deve ser linda. Acho que só a visita noturna bastaria, mas você pode tentar marcar para o entardecer (varia segundo a época do ano, lembre-se)
Abraço
Vou tentar fazer isso então! Marcar no finalzinho da tarde e já aproveito e vejo a noite também! Obrigada! Um Abraço :) Helouise
Excluir