domingo, 10 de março de 2013

Sobre viajar sozinha

Dois solo travelers: um japonês e uma norueguesa com a nossa guia em Chan Chan - Trujillo - Peru
Aos 8 anos de idade, quando ia para a casa de meus avós maternos de ônibus (7h de viagem), acreditava que viajava sozinha e apenas muito mais velha foi que descobri que havia sempre um conhecido me vigiando. Jamais desconfiei e achava natural não ter um adulto comigo. Depois que descobri a verdade, não fiquei aborrecida e o sentimento de viajar sozinha permaneceu associado a algo bom, a uma recompensa, não a uma punição. De fato, só comecei a viajar sozinha, a passeio, depois dos 30. Como relato algumas viagens solo aqui no blog, segue a minha modesta opinião sobre o assunto:
1. Nenhuma mulher é obrigada a gostar de viajar sozinha.
Parece óbvio, não? Se você não gosta da idéia de viajar sozinha, se só de pensar fica deprimida e se achando a mulher mais infeliz da face da terra, não viaje sozinha! É um favor que você faz a você mesma e a sua saúde.
2. Não viaje sozinha só por que levou um pé na bunda (desculpem-me a expressão politicamente incorreta)
Acredite: as chances de você odiar a viagem são grandes. Melhor planejar uma viagem com os amigos.
3. Não viaje acreditando que vai encontrar o seu Mr Darcy pelo caminho.
Ok, às vezes, rola uma paquera ou um namorico nas viagens. Tenho uma amiga que casou com um cara que conheceu no carnaval de Olinda, mas todo mundo sabe que isso é bastante improvável.
4. Nem todo destino é ideal (ou fácil) para uma viagem solo.
Tenho dúvidas se viajaria para a Índia e muito mais dúvidas se iria para lá sozinha. Certamente, depois do relato da Mariana, não iria para Punta Cana desacompanhada!
5. Melhor levar pouca bagagem.
Se você vai ser responsável pelo transporte da sua bagagem, viaje leve. Não existe nada de glamouroso em subir escadas carregando uma mala de 20 kg.

6. Não tenha medo de pedir ajuda.
Por mais conectada que você esteja durante a viagem é provável que em algum momento precise de ajuda offline. Um sorriso, um "por favor" na língua local e mímica, muita mímica, te tiram de 99,9% das encrencas normais.
7. Viajar sozinha não significa ficar sozinha o tempo todo.
Há sempre alguém com quem conversar no albergue/hotel, no restaurante, em uma excursão, no mercado e até no banco da praça!
8. Não critique quem gosta de viajar sozinha.
Voltamos ao item 1. Se você tem direito a não gostar de viajar sozinha, não implique com quem gosta. As pessoas são diferentes, tem opiniões e gostos distintos e podem viajar sozinhas por escolha, não por necessidade. Aliás, responde: por que em pleno século XXI uma mulher tem que dar explicações por estar viajando sozinha? Alguém acha que todo homem que viaja sozinho está "encalhado" ?  ;-)
Enfim, como diria um amigo, siga o "The KISS Principle" : Keep it Simple, Stupid!
Esse post foi inspirado, não copiado!, nos posts da Mariana Amaral e da Mari Campos.
[Meninos, a maioria dos itens também se aplica a vocês. Só escolhi me dirigir as meninas!]
P.S.:Meu avô, que ficava me esperando na rodoviária com a expressão mais serena do mundo, faria 102 anos ontem. Beijos pra você vô!

14 comentários:

  1. Eu viajo sozinha numa boa. Já viajei pelo Brasil, para alguns países da Europa e América do Sul. A vantagem de viajar só é escolher horários e destinos, conhecer novas pessoas, fazer programas que está a fim (eu por exemplo, adoro ir em teatro de ópera, coisa que muita gente não faria). Gosto de viajar acompanhada, mas sozinha é bem divertido também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ferrrlee,
      É isso! É possível viajar com a família, com o namorado, com os amigos e, aqueles que curtem, também podem viajar sozinhos. É só uma possibilidade a mais que não exclui as demais! :-)
      Abraço,

      Excluir
  2. Simples, né? Cada um no seu momento, do seu jeito
    e, principalmente, respeitando os outros.
    Eu gostei!

    ResponderExcluir
  3. Carmem,
    O simples está cada vez mais difícil!
    Que bom que gostou!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas reflexões, Lu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Merél! Devo admitir que alguns comentários ao seu post me fizeram parar para pensar :-)

      Excluir
  5. Linda a homenagem ao teu vô, Lu! Parabéns!
    André

    ResponderExcluir
  6. Ao mesmo tempo que sou apegada à minha família, meu namorado e amigos, acho uma delícia viajar sozinha! Só não gosto de ficar muuito tempo longe! Viajar sozinha significa ficar mais à vontade, sem se prender aos desejos de ninguém. A saudade resolve com o Skype no fim do dia! Minha vida de viajante está só começando... Minha primeira vez sozinha foi pra Disney com 15 anos. Eu sabia que ainda sob os olhares de adultos, mas só o fato de não estar com a família foi bem legal. Depois foi pra casa da minha tia, em New Jersey. Viajei como menor desacompanhada e foi a mesma história. Lá, embora eu estivesse na casa da minha tia, fiz todos os programas de turista sozinha, inclusive revirar NY! Minha última viagem foi um mini intercâmbio na Inglaterra. Dessa vez fui realmente sozinha. Fiz amigos, estava sempre em contato com o Brasil, mas não abria mão de fazer passeios sozinha. Próximo destino: Itáliaa. Sozinha de novo!

    O único problema é ter que pedir pra estranhos tirarem as fotos. Sempre me senti desconfortável fazendo isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. P. Albernaz,
      O legal é isso: viajar sozinha não exclui outras modalidades de viagens! :-)

      Excluir