Tiziano Terzani, jornalista italiano que morou muito anos na Ásia, diz o seguinte sobre essa casa no livro Um Adivinho me Disse:
"Quando nos instalamos em Bangkok na casa mais bela e auspiciosa em que já vivemos, um oásis do velho Sião em meio ao horror de cimento, nos demos conta de que não estávamos numa 'casa dos espíritos'. 'Aqui o espírito está vivo e é preciso dar-lhe de comer todos os dias', nos assegurou Bill Warren (...). O 'espírito' era uma enorme tartaruga carnívora com quase um metro de diâmetro, que vivia no brejo sobre a qual a casa havia sido construída.(...).
Eu estava feliz. A casa ficava sobre a água, como o adivinho de Hong Kong sugerira que estivesse e a tartaruga, para mim que tinha vivido tantos anos entres os chineses, era a quintessência simbólica de uma força positiva. (...)
Na nossa chegada, a tartaruga escondeu-se e, embora tivéssemos rebatizado a casa em sua honra como Turtle House, ela não apareceu mais."
Hoje, a casa é chamada de Lake House e nela funciona um restaurante. Para minha surpresa, dei de cara com ela, saindo da casa de meus amigos para ir até a estação mais próxima do BTS (Phrom Phong). Eu não resisti em conhecê-la e jantamos lá um dia. O lugar é, até hoje, muito agradável e há mesas as margens do pequeno lago (com direito a repelente e a ventilador) e dentro da casa (com ar condicionado).
Não é possível visitar toda a casa, mas tem-se uma boa idéia do quão agradável deveria ser morar lá.
Falarei mais do livro "Um Adivinho me Disse" em outros posts. Para quem estiver interessado em saber mais sobre o livro, sugiro ver o excelente comentário de Lady Rasta.
Fotos by Lu Malheiros - lamento por elas terem saído tão escuras!
0 comentários:
Postar um comentário