Como já deve ser do conhecimento da maioria, fortes chuvas atingiram a região de Aguas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo) deixando muitos turistas presos na cidade.
Acredito que a maior preocupação, no momento, seja garantir a segurança de todos, sejam moradores ou turistas. Entretanto, uma pergunta - que interessa a quem está com viagem marcada para lá - ainda não pôde se respondida: quando o acesso ferroviário até Machu Picchu (MP) será restabelecido?(Ver "atualização 31/01" no parágrafo abaixo)
O jornal peruano La Republica disse, hoje, nessa reportagem aqui que a reconstrução da linha férrea até MP levará em torno de 4 meses. Essa informação ainda não foi confirmada pela Peru Rail e as notas emitidas pela empresa não mencionam nenhuma previsão de volta aos serviços.
Atualização 31/01: A Peru Rail lançou um comunicado em 28/01, dizendo que a Ferrocarril Transandino inspecionou os 122 km da linha férrea que liga Cusco a Machu Picchu e traçou um plano de restauração em 3 etapas. A primeira etapa consiste na recuperação do trecho Hidroeléctrica - Aguas Calientes e incluirá a restauração da estrada entre Santa Teresa e Hidroeléctrica. Se o tempo ajudar, essa etapa deverá levar 3 semanas. Ainda segundo o comunicado, com a conclusão dessa etapa já seria possível o acesso de turistas a Machu Picchu.
O comunicado não deixa claro, mas pelo pouco que sei da região, não existe transporte direto entre Cusco e Santa Teresa ; primeiro é preciso pegar um ônibus de Cusco até Santa Maria (6 horas de viagem) e de lá uma van até Santa Teresa (cerca de 2 horas de viagem). De Santa Teresa até a hidreletrica são mais 30 min de taxi! Veja um relato dessa viagem aqui. Isso sem falar que as estradas são cheias de curvas!
A recuperação do trecho Ollantaytambo - Machu Picchu deve demorar 8 semanas. Não deixe de ler o comunicado oficial aqui.
Um leitor escreveu nos comentários dizendo que pretende alugar um carro para fazer o deslocamento de Cusco até MP. Creio que isso até seria possível antes das chuvas, agora, receio que as condições das estradas estejam péssimas. O Stu, do En Peru, vem postando sobre os problemas causados pela chuva e, talvez, possa informar sobre as condições das estradas.
Atualização (29/01): O En Peru está com um post ótimo cujo título é "Access to Machu Picchu completely destroyed". As fotos são impressionantes!
Para quem pretende um dia se aventurar de carro na região, o que não me parece possível agora, sugiro consultar também o blog Expedição Machu Picchu de Kombi.