O Riq postou lá no Viaje na Viagem a crônica "Boloxícara" publicada no Caderno Divirta-se do Estadão. Foi após lê-la que me deu vontade de escrever sobre a Torta Alfajor.
Tenho que confessar que adoro bolo. Não precisa ser torta. Gosto de bolo, com exceção de cheesecake e bolo de milho (que leva erva doce, coisa que não suporto). Também não gosto de bolos doces demais e com muita cobertura.
Eis que parei na livraria Yenny do Shopping Punta Carretas a procura de guias de viagem sobre o Uruguai e/ou Montevidéu. Conversa vai, conversa vem, o pessoal da livraria me diz que eu deveria experimentar a Torta Alfajor do café Oro del Rhin que ficava lá mesmo no Shopping. Argumentei que estava sozinha e que não dava para comer um pedaço inteiro de torta! Ah, me falaram, não tem problema, é só pedir meia porção. Não deu pra resisitir!
Fui experimentar a tal torta com uma pontinha de descrença: aposto que é doce demais. Não era! A torta é ótima! A massa folhada - no ponto, sem ser amanteigada demais - é intercalada por um saboroso doce de leite. Até mesmo o glacê era bom! Fiquei um tempão sentada apreciando a torta e tomando um chazinho.
Preço: 100 pesos (ou R$ 10), com gorjeta. O chá custou quase o mesmo que a torta.
Há uma outra loja do café Oro del Rhin no Shopping Montevideo.
Ah! Não encontrei nenhum guia de viagem diferente dos daqui do Brasil. Acabei comprando um livro do Mario Benedetti.
Atualização (março/2012): a Luciana, de Porto Alegre, escreveu nos comentários que a mãe dela faz torta alfajor sob encomenda. Email no comentário.
Fotos by Lu Malheiros
Sabe que to super curiosa pra conhecer essa torta :)
ResponderExcluirCarla,
ResponderExcluirDepois que li a crônica do Riq, lembrei-me da torta! Achei que ela merecia um post, por mais estranho que possa parecer!
Bjs
Adoro bolo, torta, alfajor, doce de leite... Quando vou jantar fora, começo a ler o cardápio pela sobremesa, o prato principal é um simples figurante. Linda torta. Devidamente anotado para a ida a Montevidéu.
ResponderExcluirEu adoro bolos, doces, chocolates e tudo mais que leva açúcar, então é claro que essa torta me deixou com água na boca! Mais um motivo para eu voltar a Montevidéu. ;-)
ResponderExcluirÓtima né? Comi num restaurante uruguaio em Porto Alegre,http://www.parrilladelsur.com.br/.
ResponderExcluirIn loco deve ser ainda melhor. Uhm...
Carolmay,
ResponderExcluirSim, ótima!
Bom saber que tem também em PoA!
Abs,
Menina, isso me deu água na boca! Sou absolutamente viciada em qualquer coisa que tenha açúcar!!! Pena que não tem aqui no Brasil...
ResponderExcluirBeijocas,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOi, Lu, não sei vc lembra de mim, vc comentou um post meu sobre a Espanha no Viaje na Viagem e depois eu entrei aqui comentando sobre Caxambu. Bem, no mês que vem iremos a São Lourenço (eu, minha mulher e nosso baby) e gostaria de saber se vc tem alguma dica. Reservei o Hotel Brasil, de frente para o parque, mas pretendo dar uma passada em Caxambu (claro). Ah, estou adorando os posts do Uruguai. Pretendo ir até Montevideo de carro quando der.
ResponderExcluirSaudações
carrico
Amiga Blogueira, o "Persa Brasileiro na Provence" (www.naprovence.com) tem a informação que procura sobre o sul da França: sugestões de roteiros, dicas de passeios, receitas provençais, muitas fotos e textos que mostram o melhor da Provence, dos Alpes e da Côte d'Azur em português. Aguardo a sua visita, e caso lhe interesse, o seu link. Obrigada e um abraço!
ResponderExcluirAndré,
ResponderExcluirOi! Lembro de você, sim!
Acho que o maior problema da região é a hospedagem. Os hotéis estão bem sucateados... Fiquei no Hotel Brasil de São Lourenço há uns cinco anos atrás e encontrei alguns problemas como piscina com azulejos rachados e comida bem fraquinha. Uma amiga que esteve lá recentemente disse que não houve grandes melhorias.
Em novembro passado, os parques de São Lourenço e Caxambu estavam bem cuidados. A hidroterapia de Caxambu reabriu recentemente e o prédio é lindo, vale a pena pelos banhos e pelo local.
De carro dá para ir até São José da Letras e Aiuruoca.
Em São Lourenço, o centro de informações turísticas é legal. Ele fica na avenida principal da cidade que margeia o parque. O programa na região é andar pelos parques e, pra quem gosta, fazer umas comprinhas. Há várias cachoeiras na região, mas nem sepre o acesso é fácil.
Eu não iria no teleférico de Caxambu. Não tem apoio para os pés e ele não pára para a gente descer!
A Camila do Viaggiando http://www.viaggiando.com.br tem posts sobre as duas cidades e ficou em um hotel que me pareceu bom em Caxambu. Passa lá!
Boa viagem para você e família!
um abraço
Beatriz,
ResponderExcluirPara minha sorte, é difícil - parece que tem em Porto Alegre - achar uma torta como esta no Brasil!
Abraços,
Lu: Infelizmente já reservei o Brasil porque foi o que de melhor vi pela internet, se tivesse te consultado antes... Bem, como já comentei por aqui, ficamos em Caxambu no Bragança em 2010 e foi uma experiência retrô exuberante. Naquela época as Termas do Parque de Caxambu ainda estavam em reforma, pretendo dar uma conferidinha agora. Como estaremos viajando pela primeira vez com o baby de 3 meses, teremos de adaptar nosso estilo de viagem,até por isso escolhemos S. Lourenço, para ficar mais no parque e caminhar pela cidade mesmo. Depois te conto a quantas anda o Hotel Brasil. Obrigadíssimo.
ResponderExcluirDesculpe, fiquei em Caxambu em janeiro de 2009 e não 2010. Abraço
ResponderExcluirOlá Lu. cheguei aqui pelo twitter e principalmente porquê também estou em Niterói (mas com a cabeça sempre em outro lugar). Também conto estórias lá no www.maladerodinhaenecessaire.wordpress.com
ResponderExcluirAbçs
Celina
Celina,
ResponderExcluirQue legal! Vou lá ver o seu blog!
Abs,
Valeu pela visita! conectadíssimas!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirNooossssaaa, pela foto dá até vontade de pegar um avião a Montevidéu só para prová-la. Parece deliciosa...
ResponderExcluirEntão Lu, aproveito a oportunidade para te convidar pra dar uma passadinha pelo meu blog:
http://profissaoviajante.wordpress.com/
Aliás, te adicionei no meu blogroll pois curti bastante o blog..
Nos vemos!
Paola
Paola,
ResponderExcluirObrigada pela visita.
Montevidéu vale a pena, com ou sem torta.
passarei lá no seu blog.
Um abraço,
nooooosa, muita maldade ler esse post antes do almoço! vontade de comer o computador, amoooo tortas, hehehe...
ResponderExcluirGostei muito do seu blog!
ResponderExcluirOi! Vi que o seu blog também fala sobre viagens, turismo e achei super interessante! Gostaria de te convidar para conhecer o nosso blog, o Trip R3 (www.tripr3.wordpress.com) e se gostar, nos adicionar no seu blogroll. Aliás, já tomei a liberdade de adicionar o seu blog em nossa lista ;-)
Abraços,
Sol.
Oi Lu!
ResponderExcluirPasso aqui para desejar para vc uma ótima passagem de ano! Que 2011 venha com muitas boas viagens e histórias legais para vc contar aqui no blog!
bjus
Guta,
ResponderExcluirObrigada!
Um excelente 2011 pra ti!
bjs
Sol,
ResponderExcluirObrigada pela visita!
Passarei lá no tripr3
Abraço,
Lu, realmente tem essa torta em Porto Alegre, é a minha mãe que faz. Minha família paterna mora toda em Montevideu e foi lá que ela aprendeu a fazer. Hoje faz para encomendas particulares e para a Parrilla del Sur e Villaró. qualquer dúvida, mandem e-mail para luciana.mazzoncini@gmail.com que passo o contato.
ResponderExcluirAbraço!
Xará,
ExcluirObrigada pela dica! E parabéns para sua mãe!
Abraços