quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Restaurante em Maceió: Vila Chamusca



Gostou da foto? Sabe que praia é essa? Quer saber de onde ela foi tirada?
Estive alguns dias em Maceió onde tenho família. Depois de passar a manhã e o início da tarde curtindo a praia de Ipioca no Hibiscus (voltarei a falar dele aqui), meu tio nos disse: " -Vamos almoçar na Vila Chamusca". Como as dicas dele costumam ser boas, lá fomos nós.
Saindo do Hibiscus em direção à Maceió, na AL 101 Norte, pegamos a entrada para Floriano Peixoto. A entrada é sinalizada e não tem como errar. Sobe-se uma ladeira e contorna-se uma pracinha. Paramos de frente para a Igreja de Nossa Sra do Ó.

Do lado esquerdo da Igreja fica a rua do restaurante com uma placa indicando o mesmo....



Fomos caminhando pela rua e eu já estava achando que havia algum engano, mas todo mundo parecia confiante...



Daí, chegamos na casa abaixo....



A Vila Chamusca!



A decoração é simples, mas muito agradável. A grande surpresa é a vista que se tem da praia de Ipioca e do coqueiral. Apreciem.



Mas a gente não foi até lá só pela vista!
Vocês não fazem idéia da delícia que são esses bolinhos aí embaixo, chamados de macarajés, isto é, acarajés feitos com massa de macaxeira (= aipim). A porção vem com 8, mas até eu conseguir bater a foto, dois já haviam sumido! O almoço não poderia ter começado melhor!

Pedimos vários pratos. Lagostins:

Moqueca de camarão. Atenção: pra quem não é fã de coentro, eles pergutam se queremos a moqueca preparada com coentro ou salsa. Escolhemos salsa. Pode-se também escolher moqueca com molho de tomate, leite de coco ou baiana. A nossa foi a baiana e levou azeite de dendê, mas ele não atrapalhou o sabor do prato.

Minha irmã , que não pode comer frutos do mar, optou por um nhoque de inhame (ela jurava que era de aipim, mas a chef me corrigiu) com carne de sol. Esse nhoque já foi premiado em um festival gastronômico. Assim que eu me lembrar qual, coloco aqui. [Correção: A Silvana Chamusca, proprietária e chef do restaurante, avisou lá nos comentários que o nhoque de inhame foi apresentado na abertura da Oficina Gastronômica na Feira do Empreendedor do Sebrae.]

Teve gente que foi de filé de peixe com molho de camarão...

E para finalizar, mousse prestígio...

Todos sairam de lá um pouquinho mais felizes! O atendimento foi muito simpático e eficiente.
Pena que, no momento, o restaurante não tem página na internet. [Atualização: Segundo a Silvana Chamusca, um site do restaurante entrará no ar em março]. As informações abaixo eu consegui em um folder que eles me deram.
Horário de funcionamento:
Dez/Jan/Fev - de terça à sábado das 12:00 às 22:00 h (horário de chegada); domingos: das 12:00 às 19:00 h.
De Março a Novembro - de quarta à domingo , nos mesmos horários.
Tel: (82) 3355-1639/ 9106-2665
Rua Djanira Bezerra de Omena, 130 (Antiga Rua do Cruzeiro, no Alto da Ipioca - rua ao lado da Igreja Nossa Sra do Ó) - 57039-710, Maceió, AL
Atualização: Todos os posts da viagem estão organizados aqui
Fotos de Luiz Ramos