segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Da série impressões de viagem: Maribor, Eslovênia


Na viagem de 2002 à Viena visitei, também, a Eslovênia. Foram 6 dias de carro com um casal de amigos e o filhinho deles de 11 meses.
A Eslovênia, segundo a Wikipedia , já fez parte "do Império Romano, do Império Bizantino, da República de Veneza, do Ducado da Carantania (o atual norte esloveno), do Sacro Império Romano-Germânico, da Monarquia de Habsburgo, do Império Austríaco, do Estado dos Eslovenos, Croatas e Sérvios, do Reino da Iugoslávia e da República Socialista Federativa da Iugoslávia de 1945 até finalmente conquistar sua independência em 1991." Em resumo, a história do país é complexa.
A primeira cidade eslovena em que paramos foi Maribor. Ela é a segunda maior cidade do país e as fotos que tenho não fazem jus a beleza do lugar. Ficamos pouco tempo na cidade, só o suficiente para dar uma olhada no centro histórico. Logo, seguimos viagem para Liubliana.
A foto que encabeça o post é de uma coluna erguida para marcar o fim da praga que assolou a cidade no final do século XVII. No topo da coluna está a Virgem Maria e, na base, temos seis santos, intercessores contra a praga, cercando-a.




Gostei muito dos prédios e das placas das ruas!






Fotos by Lu Malheiros