Em 09/julho/12: escrevi para o call center do DRCC, órgão responsável pela venda de ingressos para visitar Machu Picchu, e a informação que me deram é que as vendas online estão suspensas temporariamente. Para mais informações leia aqui.
Atualização em 24/07/2011: Não é mais possível comprar o bilhete para entrar em Machu Picchu na entrada do Parque. Por favor, consulte o post para maiores detalhes.
Você quer o carimbo de Machu Picchu (MP) no seu passaporte? Dá para conseguir na saída, no mesmo lugar onde eles vendem o ingresso para o parque.
MP fecha às 17h. Se você for dormir em Aguas Calientes, tudo bem, saia calmanente. Se não, fique atento para o horário de saída de seu trem. Os trens saem pontualmente! Lembre-se que a descida de MP até Aguas Calientes leva de 25 a 30 min sem contar o tempo na fila para o ônibus, caso seja alta temporada, e a pequena caminhada até a estação de trem.
Se o destino de seu trem for a estação de Poroy, perto de Cuzco, é possível pegar uma van de lá até Cuzco. O preço cobrado é de 6 soles (US$ 2). Não tem mistério nenhum, um representante deles fica oferecendo o serviço na chegada dos passageiros. Este serviço é administrado pela Asociación de Agencias de Turismo del Cusco e os carros estão em bom estado de conservação.
A van não pode parar na Plaza de Armas, mas te deixa muito perto, na Plaza de Recogijo, a uma quadra da Plaza de Armas! Vale a Pena! A Sra Joici, do Del Prado Inn, foi quem me deu esta dica e não me deixou reservar um taxi para ir me buscar!
P.S.: Acabei de ler no site da Peru Rail que o trem Backpacker, o mais barato deles, está fazendo desde 01/04/09 a linha Poroy- MP- Poroy. Só para esclarecer, o Backpacker costumava sair da estação de Cuzco, não da de Poroy! Fique atento!
Atualização: Os posts da viagem estão organizados aqui
Fotos by Lu Malheiros