segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bratislava, impressões que guardei.

A Mirella pediu , lá no twitter, dicas de Bratislava. Voltei a procurar o meu antigo caderno de anotações de viagens, mas nada. Sempre que visito uma cidade pego, ao menos, um mapa turístico e tento conversar com as pessoas sobre os locais que elas acham que merecem serem visitados. Não pude ajudar a Mirella, mas decidi escanear as fotos e postá-las aqui.
Tive a sorte de ir à Viena por três vezes (2001,2002 e 2004), pois bons amigos moraram seis anos na cidade e sempre me receberam com alegria. Em maio de 2002, visitei Bratislava ; pena que fiquei menos de 8 horas lá! Meus amigos achavam que a cidade era perigosa e eu não deveria ir sozinha. Aproveitamos que eles tinham assuntos profissionais pendentes na cidade e fomos juntos de carro. De Viena à Bratislava são apenas 80km e cerca de 1 hora de viagem. Para quem gosta de fazer compras, o grande atrativo de ir de carro é poder parar no Designer Outlet Parndorf que fica na metade do caminho, ainda na Áustria.
Ah! O jeito mais charmoso de viajar até Bratislava é de catamarã (hydrofoil) que funciona de março a setembro.




A "casa dos gatos" chamou minha atenção, por ser uma casa caindo aos pedaços com gatos de papelão na janela. Não encontrei ninguém que me explicasse que local era aquele e o que seria feito da casa. De qualquer forma, a idéia dos gatos foi legal!

O Jorge Bernardes , do Giramundo, tem um post sobre a cidade aqui. Eles contam que almoçaram no restaurante U.F.O, da foto abaixo, e gostaram muito!
Eu acho que vale a pena visitar o castelo da cidade. As fotos do U.F.O. e as abaixo foram tiradas de lá.





Eu não lembro em que praça foi mas, por esse site aqui, acho que foi na praça central da cidade velha que comprei estes bonequinhos feitos de palha de milho. Ok, eu sei que em tudo quanto é canto existe artesanato com palha de milho, mas o de Bratislava é super bem feito! A minha noiva, por exemplo, tem uma trança linda que não aparece na foto.

Em resumo, gostei da cidade. Ela é menos rica que as capitais dos países vizinhos, mas tem seu charme. O povo me pareceu simpático e prestativo.
Fotos by Lu Malheiros

8 comentários:

  1. Ótima dica. E por que você não posta sobre a Áustria? Seria muito legal, até porque esteve lá com gente que vivia no local!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Patrícia, obrigada pela visita e pelo comentário! Sei que você está escrevendo sobre os Lençois Maranhenses (está na minha lista de lugares a conhecer), mas ainda não acabei de ler os posts de Alcântara!
    A grande dificuldade de escrever sobre as viagens à Viena é que eu perdi o meu antigo caderno de anotações... E a minha mémoria não é das melhores!
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Gostei dos gatos de papelão na casa velha. Deve ser uma "instalação" artística rs
    Bjs!
    Arthur

    ResponderExcluir
  4. Olá Arthur!
    Devo confesar que demorei para descobrir que os gatos não eram de verdade...
    "Instalação", "Empreendedorismo", "Comunidade", etc... são palavras que conseguiram estragar!Até "oi" já não dá para se usar como antes!
    Bjs e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Descobri seu blog hoje quando fui procurar dicas sobre Bratislava! Vc continua achando que é perigoso ir sozinha pra lá? A Ryanair está com uma promoção imperdível saindo de Paris e como passarei 3 meses na cidade luz estava pensando em aproveitar...

    ResponderExcluir
  6. Michelle,
    Eu não achei Bratislava perigosa, não. Mas estava em casa de amigos em Viena e achei melhor não preocupá-los indo sozinha. Claro que Bratislava não é tão segura quanto Viena, mas acho que se você tomar os cuidados básicos que tomaria no Brasil, não terá problemas!
    Sugiro que você faça a mesma pergunta para a Mirella do http://www.mikix.com/ . Ela esteve lá recentemente - ainda não fez um post a respeito -e pode te dar dicas mais fresquinhas.
    Boa viagem e aproveite!

    ResponderExcluir
  7. Olá Lu

    Reparei que tinha uma visita no meu Blog partindo do seu!Vim conhecer e gostei muito.As fotos de Bratislava estão óptimas!
    Estive lá no ano passado e a cidade não me pareceu nada insegura.Fiz a viagem de comboio de Viena e o regresso de barco pelo Danúbio como vc recomendou no post!Vale a pena...

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Margarida,
    Obrigada pela visita!
    Descobri o seu blog recentemente, salvo engano, lendo a Mari Campos. Ele já está na minha lista de blogs favoritos!
    Bom saber que você gostou de Bratislava! Acho que a Eslováquia é um país com potencial turístico ainda pouco explorado. Adoraria voltar lá...
    Bjs,

    ResponderExcluir